terça-feira, 20 de setembro de 2011

PERFECCIONISMO



 Você se sente como o que você realiza nunca é bom o suficiente?
 Você costuma colocar fora de viragem na trabalhos ou projetos, esperando para levá-los apenas para a direita?
Você sente que deve dar mais do que 100 por cento em tudo que você faz ou senão você irá ser medíocre ou mesmo um fracasso?

 Se assim for, ao invés de simplesmente trabalhando para o sucesso, você pode de fato estar tentando ser perfeito.  Perfeccionismo refere-se a um conjunto de pensamentos autodestrutivos e comportamentos que visam atingir metas irrealistas excessivamente elevados.
 Perfeccionismo é muitas vezes erroneamente visto em nossa sociedade como desejável ou mesmo necessário para o sucesso. No entanto, estudos recentes têm mostrado que as atitudes perfeccionistas interferem realmente com o sucesso.
O desejo de ser perfeito tanto pode roubá-lo de um sentimento de satisfação pessoal e fazer com que você não conseguem atingir tanto quanto as pessoas que têm aspirações mais realistas.

 Causas de perfeccionismo

Se você é um perfeccionista, é provável que você aprendeu no início da vida que outras pessoas valorizadas por causa de quanto você realizado ou alcançado. Como resultado, você pode ter aprendido a valorizar-se apenas com base na aprovação de outras pessoas. Assim, sua auto-estima pode ter vindo a ser baseada principalmente em padrões externos.
Isso pode deixá-lo vulnerável e excessivamente sensível às opiniões e críticas dos outros. Na tentativa de se proteger de críticas, você pode decidir que ser perfeito é sua única defesa.
 Uma série de sentimentos negativos seguintes, pensamentos e crenças podem ser associados com o perfeccionismo:

 Medo do fracasso. Perfeccionistas, muitas vezes igualam fracasso em alcançar seus objetivos com a falta de valor pessoal ou valor.

 Medo de errar. Perfeccionistas, muitas vezes igualam erros com o fracasso. Para orientar as suas vidas em torno de evitar erros, perfeccionistas perder oportunidades de aprender e crescer.

Medo da desaprovação. Se eles deixam os outros vêem suas falhas, os perfeccionistas, muitas vezes o medo que eles não serão mais aceitos. Tentar ser perfeito é uma forma de tentar se proteger de críticas, desaprovação, rejeição.

Tudo ou nada de pensamento. Perfeccionistas freqüentemente acreditam que eles são inúteis se suas realizações não são perfeitos. Os perfeccionistas têm dificuldade em ver as situações em perspectivas.
 Por exemplo, uma linha reta do estudante "A" que recebe um "B" pode acreditar: "Eu sou um fracasso total."

 Ênfase excessiva na "deveria". Vidas perfeccionistas são muitas vezes estruturadas por uma lista infinita de "deveria", que servem como regras rígidas de como suas vidas devem ser conduzidas. Com essa ênfase exagerada em um shoulds, perfeccionistas raramente levam em conta as suas próprias necessidades e desejos.

 Acreditando que os outros são facilmente bem sucedido.  Os perfeccionistas tendem a perceber os outros como alcançar o sucesso com um mínimo de esforço, poucos erros, estresse emocional, e máxima autoconfiança.  Ao mesmo tempo, os perfeccionistas ver seus próprios esforços como interminável e sempre inadequada.

 O ciclo vicioso do perfeccionismo


 Atitudes perfeccionistas posto em marcha um ciclo vicioso.  Primeiramente, os perfeccionistas definir metas inalcançáveis. Segundo, eles não conseguem cumprir essas metas, porque os objetivos eram impossíveis para começar.  Incapacidade de alcançá-los foi, portanto, inevitável.  Terceiro, a constante pressão para atingir a perfeição ea falha crônica inevitável reduzir a produtividade e eficácia.  Quarto, este ciclo conduz os perfeccionistas a serem auto-crítica e auto-culpando o que resulta em baixa auto-estima. Também pode levar à ansiedade e depressão.  Neste ponto os perfeccionistas podem dar-se completamente em seus objetivos e estabelecer metas diferentes pensando: "Desta vez, se eu tentar mais vou ter sucesso." Tal pensamento ajusta o ciclo em movimento novamente.  Este ciclo vicioso pode ser ilustrado por olhar para uma forma em que os perfeccionistas freqüentemente lidam com as relações interpessoais.
Os perfeccionistas tendem a antecipar ou medo de rejeição e desaprovação que os rodeiam.
Dado tal medo, os perfeccionistas podem reagir defensivamente à crítica e ao fazê-lo frustrar e alienar outros.  Sem perceber, os perfeccionistas podem também aplicar seus padrões irreais para os outros, tornando-se crítica e exigente deles.  Além disso, os perfeccionistas podem evitar que os outros vejam seus erros, não percebendo que a auto-revelação permite que outras pessoas percebam como mais humanos e, portanto, mais agradável. Devido a isso perfeccionistas ciclo vicioso muitas vezes têm dificuldade estar perto de pessoas e, portanto, têm menos do que satisfatória as relações interpessoais.

 Esforçar-se saudável


Objetivo saudável configuração e esforçando-se são bastante diferentes do processo auto-destrutivo de perfeccionismo. Strivers saudáveis ​​tendem a definir metas com base em suas próprias necessidades e desejos, em vez de principalmente em resposta às expectativas externas. Seus objetivos são geralmente apenas um passo além do que eles já realizaram. Em outras palavras, seus objetivos são realistas, internos, e potencialmente atingível. Strivers saudável ter prazer no processo de prosseguir a tarefa em mãos ao invés de focar apenas no resultado final. Quando experimentam a desaprovação ou a falha, suas reações são geralmente limitados a situações específicas, em vez de generalizada para toda a sua auto-estima.

 O que fazer Sobre Perfeccionismo


 O primeiro passo na mudança de atitudes perfeccionistas ao esforço saudável é perceber que o perfeccionismo é indesejável.  A perfeição é uma ilusão que é inatingível.
 O próximo passo é desafiar os pensamentos autodestrutivos e comportamentos que o perfeccionismo de combustível.
 Algumas das seguintes estratégias podem ajudar:
  •  Estabelecer metas realistas e alcançáveis ​​com base em suas próprias vontades e necessidades e que você tem feito no passado. Isto irá permitir-lhe atingir e também levará a um maior senso de auto-estima.
  • Definir metas subseqüentes de forma seqüencial.  À medida que você alcançar um objetivo, definir o seu próximo objetivo um nível além do seu actual nível de realização.
  •  Experimentar com seus padrões para o sucesso.  Escolha qualquer atividade e, em vez de apontar para 100 por cento, tente 90 por cento, 80 por cento, ou mesmo sucesso de 60 por cento.  Isso irá ajudá-lo a perceber que o mundo não termina quando você não é perfeito.
  • Concentre-se no processo de fazer uma atividade não apenas no resultado final. Avaliar o seu sucesso não só em termos de o que você realizou, mas também em termos de quanto você apreciou a tarefa.  Reconhecer que pode haver valor no processo de perseguir um objetivo.
  •  Use sentimentos de ansiedade e depressão como oportunidades de se perguntar: "Eu tenho me colocado expectativas impossíveis para mim nesta situação?"
  • Confronte os medos que podem estar por trás de seu perfeccionismo se perguntando: "O que eu estou com medo? Qual é a pior coisa que poderia acontecer? 
  •  Reconhecer que muitas coisas positivas só podem ser aprendidas cometendo erros. Quando você cometer um erro perguntar,
  • O que posso aprender com esta experiência?" Mais especificamente, pense em um erro recente que você fez e liste todas as coisas que você pode aprender com ela. Evite todos-ou-nada de pensar em relação a seus objetivos. Aprender a discriminar as tarefas que você quer dar prioridade daquelas tarefas que são menos importantes para você.  Em tarefas menos importantes, escolha colocar menos esforço por diante.  Uma vez que você tentou estas sugestões, é provável que você perceber que o perfeccionismo não é uma influência útil ou necessário em sua vida. Existem formas alternativas de pensar que são mais benéficas.  Não somente você está provavelmente sem conseguir mais seu perfeccionismo, mas você vai se sentir melhor sobre si mesmo no processo.
( Fonte:

Nenhum comentário: